Limpeza de Tapetes e Carpetes

Lavamos tapetes nacionais e importados, com coleta e entrega em seu domicílio ou empresa. Tapetes e carpetes são peças importantes na decoração e conforto de casas, apartamentos, empresas e consultórios e em todos esses ambientes eles recebem a poeira da rua e sujeira do dia a dia e líquidos que, porventura, são derramados, entres outros acidentes, causando a proliferação de fungos, bactérias e micro-organismos. Por isso, é tão importante que sejam limpos periodicamente, para não causar danos à saúde, afinal todos merecem um ambiente agradável e limpo.

No processo de Limpeza e Higienização de Tapetes e Carpetes Limper Sofá é possível remover as sujidades incrustadas na base do tapete/carpete sem prejudicar as fibras do tecido, deixando-o com o aspecto de novo. Fazemos a limpeza de tapetes em Cascavel, Toledo e Região.

Processo de limpeza e higienização

Cada tapete é minuciosamente tratado individualmente. No ato do recebimento, é submetido a uma triagem onde separamos os tapetes ao formato que serão limpos e higienizados. Dentre as formas de limpeza destacamos os modelos: Limpeza Convencional; Limpeza Hidro-extração; Limpeza a Seco. A opção por esses modelos de limpeza, possibilitam evitar os riscos de desbotamento, migração da cor ou sangramento. Cada tapete é limpo e higienizado individualmente garantindo ao nosso cliente total segurança. Dessa forma não ha risco de sua peça ser contaminada por sujidades ou outros elementos decorrentes de outras peças.

A proposta da Limper Sofá é limpar e higienizar os tapetes objetivando remover a sujeira visível e invisível a olho nu. Entre os produtos de nossa linha, trabalhamos com anti-odores que encapsulam odores fortes como de urina animal, quando não conseguimos remover o odor 100% conseguimos minimizar de forma satisfatória.

Dicas de limpeza, manutenção e conservação de tapetes

-Mude sempre a posição dos tapetes no chão para haver um equilíbrio no desgaste (no mínimo 1 vez a cada 60 dias);
-Evite expor o tapete aos raios solares;
-Nunca dobre o tapete artesanal – para remover do local ou guardar o tapete enrole-o no sentido do comprimento;
-Tela de látex antiderrapante: é indicada sua colocação sob o tapete, pois proporciona melhor assentamento no chão e evita os escorregões e quedas, além de proteger contra a umidade.
-Sólidos: utilize aspirador de pó, sem esfregar;
-Líquidos: absorver com papel próprio ambos os lados do tapete. Com um pano limpo e umedecido em água morna, pressione o tapete para que o líquido passe para o pano. Repita essa operação várias vezes, até absorção completa. Em caso de manchas, utilize sabão, esfregando levemente o local afetado, sempre com pano levemente umedecido.

Tipos de tapetes que trabalhamos

Existem tapetes de diversas formas e materiais no mercado. Os mais comuns são de polipropileno (derivado do petróleo), arraiolos, persa, kilim, sisal, pelo alto, pele, belga, chinês e de algodão. Abaixo nós explicamos cada um desses tipos para você entender um pouco melhor do tapete que tem em casa.

Polipropileno: Os tapetes de polipropileno são confeccionados com fibras sintéticas. Esse tipo de tapete pode apresentar manchas amareladas provocadas pela concentração de líquidos, como água e urina. No caso da urina, o risco de a mancha não sair devido à taxa alta de acidez é muito grande, o que ocasiona a fixação nos fios e, em alguns casos, leva ao apodrecimento da fibra. Uma característica dos tapetes de polipropileno é o aspecto de fios desfiados após a limpeza, pois no momento da fabricação o fio passa por um processo de torção e, na limpeza, ele passa por um processo de retorção, que resulta no aspecto desfiado.

Arraiolos: Os tapetes de arraiolos são confeccionados com fibra natural de lã. Em sua maioria o tapete é artesanal, portanto quando ocorre o excesso de água ele fica torto, já que não possui uma base de sustentação. Nos tapetes de arraiolos industrializados também podem ocorrer a migração de cor devido ao excesso de tingimento na fábrica.

Persa: Os tapetes persas são confeccionados de lã natural e tingidos com tintas naturais (flores, raízes, vegetais). Alguns são artesanais e outros industrializados. O Persa Original é feito por artesãos e há relatos de tapetes em que a fabricação leva aproximadamente 400 dias. Após o seu término, esse tipo de tapete passa por um processo de queima do excesso das fibras do tapete e, em seguida, lava-se com muita água. Para esse tipo de tapete não há risco de migração de cor. O lado debaixo do tapete também forma desenhos, cada qual com seus significados e origens.

Kilim: Os tapetes kilim são fabricados de fibra natural, se destacam por seus desenhos geométricos e podem ser utilizados dos dois lados. Eles lembram muito uma rede de descanso.

Sisal: O tapete sisal é confeccionado de fibra natural de cactos do deserto. Não deve ser injetada água nesse tipo de tapete, pois a fibra do cacto absorve muito líquido, fazendo com que ele fique “inchado” e, com o tempo, deformado e cheio de manchas escuras. Se isso ocorrer não tem como tirar a mancha, pois o tapete absorve muito rapidamente o líquido. A limpeza dele deve ser realizada por partes.

Pele: O tapete de pele é confeccionado naturalmente, geralmente com o próprio couro de boi. Nesse material não se deve fazer nenhuma esfregação mecânica e nem o uso contínuo de água.

Pelo: O tapete de pelo é confeccionado de lã de ovelha, com uma fabricação totalmente artesanal. A lã é colada em uma manta de atrito elevado, que pode causar o deslocamento da lã da manta. Em tapetes de lã tingida é necessário realizar a limpeza por partes. Em alguns casos, esse tipo de tapete pode apresentar mau odor na finalização do processo, mas se isso ocorrer basta realizar a higienização com o New Steamer, utilizando produtos de qualidade, em todo o tapete e dos dois lados.

Belga: O tapete belga é confeccionado com viscose acrílica e franja de algodão. Esse tapete tem aspecto de baixo relevo e não possui uma base de sustentação. No momento da limpeza é preciso ficar atento aos rasgos, já que esse é um tapete de textura fina. No fim da limpeza, as fibras do tapete poderão parecer duras, mas isso é normal.

Chinês: O tapete chinês é confeccionado de lã, seda ou algodão, portanto deve ser limpo por partes. Existem modelos do tapete chinês em alto relevo. É necessário ficar atento ao aparecimento de manchas amareladas devido ao excesso de água.

Algodão: Os tapetes de algodão são confeccionados com algodão cru. Esse tipo de tapete tem como trama a juta ou o sisal, portanto se houver excesso de água podem ocorrer manchas amareladas após a secagem total do tapete. No momento que ele está úmido, as manchas não aparecem, por isso é necessário ter cuidado e realizar a limpeza por partes.

Limper Sofá
  • R. 1º de Maio, 963 - Vila Pioneiro, Toledo - PR, 85909-010
  • (45) 3252-2526
  • (45) 99984-5717
  • adm@limpersofa.com.br

IMAGENS DO SERVIÇO

Deseja agendar sua limpeza agora?

Converse Conosco